quarta-feira, 28 de maio de 2014

Três dias


16,17,18 de Maio de 2014

   Cansa fazer as malas, cansa a viajem. No entanto, depois de chegarmos ao nosso destino, o cansaço faz-se energia, e pensamos " que perda enorme seria, se tivesse ficado em casa." Três foram os dias que me curaram - É bom sentir-me bem de novo. Fez-me bem sair da rotina, tirar da cabeça aquilo que queria repelir mas parecia ter vida própria, assaltando-me em todos os momentos em que os meus olhos se perdiam sem expressão. Já não dóis dentro de mim. Já não me causas nenhum enlevo súbito, nenhuma ânsia. É como se cada mentira me tivesse apunhalado e desfeito a imagem etérea, ideal, que tinha de ti. Morreste em cada mentira.
   Para lá, fui a viajem toda em silêncio, os fones nos ouvidos, os olhos direcionados para a paisagem - falsa imagem: estavam direcionados para dentro de mim.  Qualquer trejeito, palavra ou sorriso, levava-me demasiado esforço. No primeiro dia, três vezes me perguntaram " - O que tens?" , e eu respondia, com a voz arrastada e sem firmeza, um simples "- nada, estou apenas cansada". Ora isto é meia verdade pois, por vezes, sinto um cansaço inusitado, um desinteresse geral pelo o que me rodeia. No entanto, este era um cansaço mais intenso, mais derrotista, mais assustador para mim - o cansaço que toma conta, lentamente e furtivamente, de alguém, subitamente confrontado com a ideia de que a decepção e a solidão parecem ser a sua sina, trágicos conceitos constantes na sua vida. Estive três dias fora, três dias num lugar diferente, com pessoas diferentes. Nesses três dias conheci alguém, alguém que me fez rir, que esteve sempre comigo. Conheci mais uma alma. Afinal, há tanto por descobrir, tantas almas fascinantes, e é tão bom ouvir palavras diferentes das minhas... Reflito se há destino, e se este fez com que eu falasse com aquele desconhecido e de repente se tivesse estabelecido uma ligação invisível. É estranho... como nos podemos afeiçoar e confiar tanto em alguém e tão rapidamente. Há almas que nos tocam, sentimos nos ossos, no mais fundo de nós, que há algo a fluir no ar comum, sentimos talvez, que se as almas tivessem cores, as nossas seriam do mesmo tom. Penso agora : quantas almas sublimes já passaram por mim, em silêncio? Cheios de mundos dentro de si, enclausurados, escondidos. Assusta-me não conseguir perscrutar, não ter a acuidade necessária para ver através das pessoas mais vezes, porque não há nada mais belo que  o encontro de duas almas, em harmonia, a partilhar mutuamente e suavemente, o mundo dentro delas. Vi-te.  Talvez isto seja o inicio de uma grande história, se for, sentir-te-ei muito depois do seu fim, à distância. E escreverei... acho que estou condenada a escrever sobre todos os momentos simples que mais me arrebataram, sobre todas as pessoas com mais poesia dentro de si, que por mim passaram... escreverei o que essa história me trouxer e fizer viver, tornando-a eterna fora de mim, esculpindo com palavras um palácio imortal, memórias congeladas em cada verso...
   Isto dá-me esperança. Sei que por mais dor e apatia que sinta, por mais decepção que tenha de sofrer, irei sempre encontrar momentos e pessoas que me farão sentir realmente e de novo, viva. O desalento nunca me diz adeus, diz-me até já, deixa-me livre por um período indefinido de tempo.  Sei que irá voltar, mas hoje estou feliz... Encontro aos poucos,pequenos segredos, acessos súbitos de entendimento, esquemas mentais e formas de percepcionar o que me rodeia, mais luminosas. Apenas não posso render-me à letargia que este carrega, tenho de correr, queimar e renascer, procurar ter o máximo de experiências possíveis, não ter medo ou lassidão de fazer as malas e viajar, para sentir picos de felicidade, para fazer as melhores memórias onde me posso perder com um sorriso nos lábios, com a constatação irrefutável e eternamente incrustada - "Vivi e fui feliz".

MF
Dedicado a E.


Sem comentários:

Enviar um comentário

  [Serás humano até ao fim] caminhas tocando as paredes numa divisão obscura os caminhos múltiplos, as escolhas pressionadas por um tempo de...