sexta-feira, 30 de novembro de 2018






para onde quero ir perguntam
até agora a viagem mostra me
paragens em destinos que não são meus
colam por cima de mim
como legendas ou caricaturas
dos desejos mais afastados
e erróneos
levam me para bem longe
do mais central lugar
que apenas intuo
sob a forma da fluidez
e presa ainda hesitei
como se o tempo me desse outra certeza
como se o fim de semana fizesse

sentido maior de um automatismo cru sem sentimento
que é o que sinto
ou melhor dizendo
o que sinto é que nada sinto
para que o meu rosto não me traia
finjo e hesito em selar
o que sempre esteve na Visão
e isto, nunca foi destino
nem luta nem emoção nem encontro
nem vitória, nem sequer derrota
é um ponto preto sem sol
é um vai e " vida feita "
mas não sou
e gostava de ser
como a espuma leve de um mar
moldando me a cada costa
e cada fibra minha vibrar
como se eu fosse uma criança
numa excursão
lembraste te desse sentimento ?
como uma cancão
que cantas ou que ouves
lentamente
e a periferia se apaga
toda a névoa , todo o nada
e fervilhas porque sim
porque estás viva
e não perdida
não entorpecida
não rígida
como em botas que não são as tuas
menina , as tuas lágrimas são inocentes
não são as lágrimas fundas
então que a tua voz se faça clara
e nada foi perdido
memória límpida sem rasto de tremor
gostava que fosse uma imagem agora
gostava de não voltar , pai
tenho sonhos mais perto de casa
e do coração
tenho saudades de toda a gente
mais do que teria se amasse esta visão
porque amar a visão é absolver
o sacrifício
é tingi lo
untá lo
de algo macio
agora apenas embruteço
para deixar de ver
o rosto queimando
pai, não exagero - não sou eu
ou o que sobra de mim sucumbe
(recupero-me ao fim de semana e esqueço-me ?)
tenho medo, disse te, de perder a minha cabeça
tu não sabes, disse te , mas tenho tendência
(àquilo que não falamos)
porquê? perguntas-me através do telefone
eu choro e não consigo dizer
porque não sei
- a etiologia do desamparo
a etiologia do 'gostava de poder ligar me'
a um objetivo ou sacrifico
porque este não é o meu
mas amo a vida e certos lugares
eu sei, e a minha fé assenta aqui
nesta sentença - amo a vida e certos lugares
sou eu neles
como quando escrevo
como quando vejo através
dos olhos e das palavras
para lá do mundo inteiro eu sinto
que sinto muito
e essa sou eu
e o teu desconhecimento
do meu silêncio e olhar absorto
é a maior dureza
mais duro que o mundo
onde embato
partida e riscada
(eufemismo de nada )


MF


Sem comentários:

Enviar um comentário

  [Serás humano até ao fim] caminhas tocando as paredes numa divisão obscura os caminhos múltiplos, as escolhas pressionadas por um tempo de...